Bexiga Hiperativa

Três locais de atendimento

Veja os contatos

O QUE É:

A bexiga hiperativa ocorre quando há um problema no funcionamento da bexiga que ocasiona necessidade súbita e constante de urinar. Ela acontece principalmente em mulheres e seu principal sintoma é a urgência miccional, associada, muitas vezes, à perda urinária.
Há alguma “quebra” entre o controle do cérebro e a contração da bexiga, visto que, mesmo quando dizemos que não queremos urinar naquele momento, é como se a bexiga não escutasse e fizesse uma contração involuntária.
A SBH ocorre porque o músculo da bexiga não relaxa adequadamente durante a fase de enchimento da urina e, além disso, esse músculo não espera essa fase de enchimento completar, e tenta expulsar a urina presente dentro da bexiga. A anatomia do órgão sexual feminino favorece a incidência, porém não é normal que ela aconteça com recorrência e o tratamento constante com antibióticos pode prejudicar a saúde. Por isso, o ideal é descobrir sua causa e procurar o melhor tratamento.

SINTOMAS:

• Urgência e frequência de urinar;
• Incontinência urinária;
• Micção durante o sono;
• Espasmo da bexiga.

PREVENÇÃO:

• Manter o peso ideal;
• Praticar exercícios físicos;
• Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
• Não fumar.

TRATAMENTO:

O tratamento pode ser realizado através de terapia ou pelo uso de dispositivos, como também realizar exercícios musculares do assoalho pélvico, medidas comportamentais incluindo treinamento vesical, estratégias de controle vesical (esses dois primeiros seriam tipo uma reeducação da bexiga), controle da ingesta de líquidos e treinamento dos músculos. Como também, utilizar medicamentos prescritos pelo médico. A SBH não tem cura, mas tem controle. Se você tem isso, não perca tempo e procure o Dr. Bruno Toninello, o tratamento cirúrgico é reservado aos casos intratáveis por outros métodos conservadores, e o tratamento inicial deve ser sempre que possível a adoção de medidas gerais associada com o treinamento vesical e fisioterapia.